5 truques para aproveitar seus laticínios e queijos da melhor maneira possível

Queijos e laticínios são ingredientes especiais e muito usados na culinária para agregar sabores e texturas a todo tipo de receitas. Mas existem alguns truques que podem ser muito úteis na hora de cozinhar com alguns desses ingredientes. Separamos algumas dicas de quem entende do assunto para que você tire o melhor proveito possível de cada um dos produtos Quatá. Confira:

1. Guarde seus queijos do jeito certo

Na hora de armazenar queijos, o ideal, em geral, é sempre deixá-los na geladeira, já que é o local com a temperatura mais próxima à ideal para esse tipo de alimento, que é por volta dos 8 °C.

Mas, além disso, é sempre importante embalar bem os queijos, de preferência com algum tipo de papel de uso alimentar, como o papel-manteiga, ou plástico filme, para que não seja afetado diretamente pelo frio seco da geladeira.

Se possível, o melhor é embalar somente a parte cortada e deixar a casca sem cobrir, para que o queijo possa respirar e não perca suas propriedades.

2. Tire os ingredientes da geladeira antes de usar

A geladeira foi uma invenção tecnológica que revolucionou a forma como comemos e cozinhamos, mas algumas coisas não mudam: a melhor temperatura para preparar grande parte dos ingredientes de qualquer receita é quase sempre a temperatura ambiente. Nem muito quente, nem muito fria.

Por isso, antes de preparar uma receita, lembre de tirar os ingredientes da geladeira com antecedência. No caso dos queijos, é legal deixá-los pelo menos 40 minutos em temperatura ambiente antes da preparação.

A regra vale também para outros alimentos, como carnes, ovos e manteiga, que também ficam mais saborosos e fáceis de manipular quando não estão gelados.

3. Meça com precisão

Cozinhar com muitas regras é chato, mas ver uma receita dar errado pode ser mais chato ainda. Muitas receitas exigem um alto grau de precisão. Por isso, é sempre bom ter uma boa noção das medidas corretas na hora de seguir as instruções de uma receita.

Precisa de uma xícara de chá de Leite Integral Quatá ou qualquer outro líquido? Então, estamos falando mais precisamente de 240 ml.

Listamos algumas das principais medidas para que você possa seguir suas receitas à risca:

Líquidos:

1 xícara = 240 ml

1 colher (sopa) = 15 ml

1 colher (chá) = 5 ml

Manteiga/Margarina:

1 xícara = 200 g

1 colher (sopa) = 15 g

Açúcar:

1 xícara = 180 g

1 colher (sopa) = 12 g

Farinha de trigo:

1 xícara = 120 g

1 colher (sopa) = 7,5 g

Sal:

1 colher (chá): 5 g

1 colher (sopa): 15 g

Fermento químico (em pó):

1 colher (chá): 4 g

1 colher (sopa): 12 g

4. Faça seus próprios temperos

Todo grande chef sabe que o tempero é uma das partes mais importantes de um prato. E os caldos e molhos são alguns dos elementos mais importantes nesse quesito.

Mas em vez de usar temperos prontos e industrializados, é sempre interessante tentar utilizar versões mais frescas e saudáveis para dar mais sabor e vida aos seus pratos. Se você puder ter uma horta em casa, ótimo. Senão, ainda prefira temperos secos a versões prontas e mais industriais, como caldos em cubo.

Bons caldos são a base para muitas receitas, como risotos, e fazem toda a diferença no resultado final. Fazer seu próprio caldo de frango, por exemplo, não é tão complicado como parece, e você ainda pode congelar uma parte e usar para várias receitas.

Além de carnes, legumes e temperos, uma dica especial compartilhada por muitos chefs é usar alguma casca de queijo para encorpar e dar profundidade ao sabor do caldo. Queijos do tipo duro, como o Queijo Parmesão Quatá, Queijo Gruyère Quatá e Queijo Emmental Quatá, que têm cascas naturais e sem corantes ou tinta, são os mais indicados para esse tipo de preparação. A técnica é simples: é só mergulhar o pedaço de casca no caldo enquanto estiver fervendo. Ela vai se desmanchar e dar consistência e sabor ao caldo. A dica serve também na hora de preparar um bom molho de tomate.

5. Mantenha tudo intacto até a hora do preparo

Quando compramos alimentos no mercado, é comum que eles venham com diferentes tipos de embalagem. Mas a verdade é que muitos deles já têm sua própria “embalagem natural”, que protege seu interior e suas propriedades.

Produtos relacionados